Apolo – Deus do sol e das artes

Apolo é o deus solar das artes e da juventude, filho de Zeus e de Latona, uma titã, nasceu em uma ilha por nome Delos, onde sua mãe se escondeu da deusa Hera, pois, era muito deveras ciumenta e esposa de Zeus.
Nessa ilha nasce Apolo, o qual é irmão gêmeo da deusa da lua e da caça, Ártemis. Os deuses gêmeos do sol e da lua.

01

Além de sua habilidade com as artes e instrumentos ele era um exímio arqueiro, pois, conta-se que suas habilidades com arco e flecha eram surpreendentes. Ainda bem novo, o deus solar seguiu a serpente Píton e a matou com flechas.

O deus do sol e das artes era muito belo e quase sempre ele é representado com um lira em seus braços e também com seu arco e flecha.

Além das habilidades com música, beleza e arcos, o deus também é reconhecido por suas habilidades de cura e conhecimentos medicinais. Tanto que seu filho, Asclépio é conhecido como o deus da medicina, embora este tenha aprendido as habilidades medicinais também com Quíron.

Uma outra divindade com muitas habilidades com arco e flecha era o deus Cupido, e Apolo, tomando conhecimento disso, afirmou ser superior ao deus do amor. Ao saber disso, Cupido decidiu provar que suas flechas eram tão mortais ou até piores que as de Apolo.

Cupido atingiu Apolo com uma flecha com um metal na ponta e após isso fez com que o deus do sol se apaixonasse por Dafne e após isso, Cupido lançou uma flecha em Dafne com um metal diferente em sua ponta e esta desprezou a Apolo, não correspondendo seu amor.

Delfos era um dos lugares onde o deus das artes era cultuado e também lá a cada intervalo de anos, ocorriam os jogos Píticos em honra e homenagem ao deus Apolo.

Teve vários relacionamentos, tanto com deusas quanto humanas e vários filhos como o já mencionado deus da medicina, Asclépio e Orfeu.

Uma episódio muito interessante aconteceu quando Apolo e um grande companheiro por nome Jacinto foram jogar discos. Apolo, com força e precisão lançou seu disco e seu amigo, Jacinto correu atrás do objeto, contudo, uma das divindades do vento, ao ver todo o amor de Apolo por Jacinto e cheio de inveja e ciúme, mudou a direção do vento e o disco feriu gravemente a Jacinto na testa. Ao presenciar a cena, Apolo corre em direção ao corpo do amigo e seu sangue que escorria pela testa caiu no solo e através de seu sangue surgiu uma planta e a ela deu-se o nome de Jacinto.

Deixe um comentário