Hera – Deusa das Bodas

Hera foi a deusa das bodas, do casamento e protetora das mulheres. Era filha dos titãs Cronos e Réia assim como Poseidon e Hades. Casada com seu irmão, Zeus o deus dos deuses e soberano do Olimpo, Hera é conhecida por ser muito ciumenta, pois, seu marido, Zeus, se relacionou com outras deusas e até mortais e teve inúmeros filhos.

03

Embora tenham tido filhos como o grande deus da guerra Ares, Hera sofria muito com a infidelidade de seu marido. Seu ciúme amedrontava as amantes de Zeus. Certa vez, a titã Latona, mãe de Apolo teve que fugir e se esconder da ira de Hera, quando esta soube de sua relação com Zeus.

Outra vez em que Hera despejou sua raiva, foi quando soube sobre uma jovem ninfa chamada Calisto a qual Zeus havia se apaixonado devido a sua imensa beleza. Hera usou seu poder e transformou a bela Calisto em uma Ursa.
Agora, Calisto permanece se escondendo, temendo tanto os caçadores quanto as outras feras que podem lhe ferir e matar.
Após alguns anos, o filho de Zeus e Calisto chamado Arcas cresce e se torna um caçador.
Enquanto ele estava caçando, sua mãe convertida numa ursa o vê e decide se aproximar dele, contudo, quando o jovem a vê ele se arma e visa matar o que para ele, é um urso.
Calisto tenta falar mas o que saí de sua boca são urros incompreensíveis aos ouvidos de Arcas. Antes do filho matar por engano sua própria mãe, o supremo Zeus, ao contemplar a cena, dá um imponente sopro e lança Calisto para os céus e ela se transforma em uma constelação, a Ursa maior e a Ursa menor.

Ao ver a piedade de Zeus para com Calisto, Hera lança as constelações para as regiões próximas ao polo norte e para que jamais descansem é ordenado a Tétis que nunca lhe conceda repouso.

O ciúme de Hera pelas infidelidades de Zeus sempre lhe gerava trabalho e estresse, contudo, além dessas coisas, Hera também é conhecida como deusa protetora das mulheres casadas e deusa das bodas. Embora no mundo antigo, poligamia tenha sido algum comum praticado por alguns povos, Hera não se agradava nenhum pouco das atitudes de Zeus, mesmo outros deuses fazendo o mesmo.

Hera tinha alguns problemas e preocupações, contudo, gozava de privilégios literalmente divinos. Ela era reconhecida como a rainha do Olimpo, além de estar ao lado do todo poderoso Zeus.

Chamada também de deusa Junos para os romanos.

Deixe um comentário